O Windows 10 tem um recurso muito útil para quem realiza diversas tarefas diferentes no computador que é a possibilidade de criar diversas áreas de trabalho virtuais.

Abaixo ensinamos como usar a funcionalidade para melhorar a sua vida enquanto está na frente do computador, e como separar a vida pessoal da profissional em frente à máquina.

publicidade

Com diferentes áreas de trabalho virtuais você pode separar apps abertos para fins profissionais, como Word, Excel e Outlook, de apps abertos para sua diversão, como Netflix. É bem fácil usar a funcionalidade.

Crie uma nova área de trabalho virtual

publicidade

Na barra de tarefas do Windows 10, ao lado da Cortana, você encontra um botão chamado “Visão de Tarefas”. Ao clicar nele, o sistema operacional vai exibir todos os softwares que estão abertos naquele momento no seu computador.

Reprodução

publicidade

No canto inferior direito da tela está o que você procura, que é o botão “Nova área de trabalho”. Clique nele e a “Área de trabalho 2” será criada. Nela, nenhum app estará aberto, enquanto a “Área de trabalho 1” vai ter tudo o que você estava trabalhando.

Reprodução

publicidade

Mude de um desktop para o outro

A qualquer momento você pode clicar novamente no botão “Visão de Tarefas” para trocar de um desktop para o outro. Todas as áreas de trabalho virtuais abertas aparecem em uma barra na parte inferior da tela, é só selecionar qual você quer e pronto. Você também pode deixar o mouse parado em uma delas para ver quais apps estão abertos nela.

Mova apps de uma área de trabalho para outra

Também é fácil dividir os apps que já estão abertos nas diversas áreas de trabalho virtuais que você criar. Na Visão de Tarefas, segure com o mouse qualquer app e mova até alguma das áreas de trabalho, e ele passará a ficar aberto apenas naquela.

Feche uma área de trabalho virtual

Quando não quiser mais trabalhar com uma das áreas de trabalho virtuais, é só abrir a Visão de Tarefas e clicar no “x” ao lado da área que quiser encerrar.

Os apps abertos nela serão movidos para a área imediatamente à esquerda – se você tiver 4 áreas abertas e fechar a Área de Trabalho 4, tudo o que estiver aberto nela vai para a Área de Trabalho 3.