A Apple liberou nesta semana a sexta versão de testes do iOS 11 para desenvolvedores, com alguns dias de antecedência. Além de algumas novas animações, correções de performance e de bugs, o update também traz mudanças de visual em apps clássicos dos iPhones e iPads.

O aplicativo de Mapas, o de Relógio e até a App Store ganharam novos ícones, pela primeira vez em anos. As mudanças são bem pequenas e podem até passar despercebidas pelos usuários mais desatentos, mas escondem pequenos “easter eggs” da Apple.

Reprodução

O ícone da App Store, por exemplo, há anos representava uma régua, um lápis (ou caneta) e um pincel. Quando foi criado, o conjunto até fazia sentido ao transmitir a ideia de uma central de criação para artistas digitais. Hoje em dia, porém, esse sentido se perdeu um pouco, substituído por formas que apenas remetem à letra “A”, de App Store.

publicidade

Já o aplicativo de Mapas da Apple ganhou um detalhe ainda mais discreto. O ícone agora aponta para a nova sede da empresa, o campus em formato de nave espacial que, após anos em construção, está finalmente prestes a ser inaugurado. O Relógio, por sua vez, ganhou números mais nítidos.

Como destaca o site The Next Web, as mudanças aparecem apenas para quem usa a versão beta do iOS 11. A nova versão do sistema operacional só deve chegar a todos os usuários em meados de setembro a outubro, juntamente com os novos ícones.