As “guerras dos consoles” existem há décadas. Sempre que há duas ou mais opções de plataformas, o público se divide e discute, às vezes de forma exagerada, para definir qual é o melhor sistema. Finalmente temos uma resposta: é o Xbox? É o PS4? Não: é o Xstation.

Não se assuste se você nunca tiver ouvido falar dessa plataforma. Existe apenas uma unidade dela, produzida pelo modder Eddie Zarick, que publicou o trabalho em seu canal do YouTube. O nome já diz o que é o console: uma fusão funcional do Xbox One e do PlayStation 4.

publicidade

Para isso, Zarick aproveitou as recentes versões “slim” de ambos os consoles, que trazem peças mais preparadas para uma carcaça menor, e criou um case customizado, com duas entradas para discos. Há apenas uma saída HDMI, e o usuário precisa alternar entre o “modo Xbox” e o “modo PS4” para jogar, o que pode ser feito com um botão. Cada modo tem seu próprio controle, infelizmente: não é possível usar o controle do PS4 para games de Xbox, nem o contrário.

publicidade

Em 2015, Zarick se destacou no YouTube fazendo outra “mágica” de hardware. Ele criou a PlayBox, que era um notebook capaz de rodar games das duas plataformas. A diferença é que o Xstation é um console em um formato mais convencional, sem uma tela acoplada.

O criador costuma vender os projetos que demonstra em seu canal e produzi-los sob encomenda, mas ele diz que não produzirá outras unidades do Xstation, afirmando que não seria capaz de lidar com a produção em massa. Além disso, considerando que é necessário comprar e desmontar um Xbox One e um PS4 e lidar com custos de mão de obra, é provavelmente mais eficiente ter os dois consoles em casa em vez de um dois-em-um.