A NASA divulgou uma pesquisa que pode embrulhar o estômago de muita gente. Segundo o Guardian, a Agência Espacial Norte-americana pretende usar a urina de astronautas para a fabricação de ferramentas e até mesmo em alimentos. Por mais estranho que pode soar, o estudo pode revolucionar os planos de exploração de outros planetas e regiões distantes do universo.

O projeto da NASA foi apresentado na conferência da Sociedade Química Americana com foco no reaproveitamento dos dejetos humanos no espaço. Os cientistas pretendem usar a urina humana para alimentar o fungo Yarrowia lipolytica, normalmente encontrado em queijos, e gerar filamentos de plástico que possam ser usados em impressoras 3D e materiais nutritivos para suplementos alimentares.

publicidade

O método funcionaria da seguinte forma: a urina humana forneceria nitrogênio para os fungos, enquanto algas seriam fonte de açúcares, lipídios e outros nutrientes. Esses pequenos organismos, por sua vez, também reciclariam outro material gerado pelos astronautas: o gás carbônico (CO2) expelido na respiração. A ideia é evitar qualquer desperdício.

Com o projeto apresentado, a NASA pode aumentar o tempo de missões no espaço e viabilizar uma exploração mais duradoura de outros planetas, como Marte, onde recursos são escassos. Atualmente, a agência já usa a urina e vapores do suor e da respiração dos astronautas para suprir 93% da água da Estação Espacial Internacional. Contudo, os cientistas não ingerem o líquido reaproveitado.

publicidade

De acordo com o Digital Trends, a NASA revelou que pretende, futuramente, desenvolver métodos de utilizar fezes humanas para criar filamento de plásticos para fabricação de ferramentas. A ideia também é usar culturas de fungos que pudessem se aproveitar dos restos alimentares dos astronautas.