Você está cansado de usar o Google Chrome porque ele deixa seu computador muito lerdo. Por outro lado, você não consegue imaginar um navegador sem os recursos e a extensões que o software do Google traz, e então você continua a usá-lo apesar desse problema. Já passou por uma situação parecida?

Se sim, saiba que é possível levar as funções e as extensões do Chrome para alguns outros navegadores. Há outros browsers que também usam esses recursos e que são muito parecidos com o do Google, mas têm outro nome e, em alguns casos, funcionam de maneira bem diferente e tem uma aparência totalmente distinta.

publicidade

Isso é possível por causa do Chromium, um projeto open source de navegadores que o Google iniciou. O próprio Chrome é baseado no Chromium, mas como o código dele é aberto, outras empresas também podem usá-lo como ponto de partida para suas próprias criações. E como eles compartilham boa parte de seu código com o navegador do Google, compartilham também boa parte de seus recursos.

Abaixo, selecionamos cinco browsers baseados no Chromium que trazem boa parte dos recursos do navegador do Google – mas que podem ser uma boa maneira de variar sua experiência na internet. Confira:

publicidade

1. Opera

publicidade

A primeira alternativa ao Chrome que vale a pena testar é o Opera. Ele é semelhante ao navegador do Google em muitos aspectos, mas tem algumas diferenças bem interessantes. A principal delas é a barra lateral que fica sempre do lado esquerdo da tela, dando acesso a recursos como seus sites favoritos e os aplicativos de mensagem Messenger e WhatsApp. Ela deixa os apps sempre à mão, o que é conveniente para quem conversa bastante. Fora isso, ele também tem um bloqueador de anúncios que fica ativado por padrão, e uma VPN que é ativada toda vez que você abre uma janela anônima. Por meio dela, você pode também acessar sites como se estivesse vindo de outro país.

 

publicidade

2. Vivaldi

Para quem quer um navegador com o máximo possível de customização e recursos, o Vivaldi é a melhor opção. É possível mudar completamente a disposição de toda a interface dele para deixá-la exatamente do jeito que você quer. Em termos de gerenciamento de abas, ele também tem uma flexibilidade impressionante, o que o torna ideal para quem costuma deixar mil abas abertas ao mesmo tempo. É possível mostrar dois sites na mesma aba, “empilhar” abas formando colunas de assuntos relacionados, salvar rascunhos e notas nas próprias páginas que você visita e enviar comandos direto do navegador. 

 

3. Torch 

Se você costuma navegar muito em redes sociais, compartilhando muitos links ou baixando muitos arquivos, o Torch pode ser a melhor opção para você. Para começar, ele tem um cliente de torrent embutido, o que permite que você baixe arquivos de torrent diretamente pelo navegador, o que é bem conveniente. Ele também possui um botão que permite baixar imediatamente qualquer vídeo que estiver aberto na aba selecionada. E há ainda outro botão que compartilha qualquer página que você estiver vendo no Facebook. Fora isso, como ele é baseado no Chromium, ele também possui a maior parte dos recursos do navegador do Google.

 

4. Slimjet

Reprodução

Sim, a página de download do Slimjet é feia. O navegador, por sua vez, é bem legal. Ele é uma espécie de versão “light” do Chrome, otimizada para navegação e downloads rápidos e com uma interface muito simples. De acordo com o site, o gerenciador de downloads dele promete taxas de transferência até 12 vezes superior à do Chrome ou do Firefox. E como ele tem um bloqueador de anúncios embutido que fica ativado por padrão, as páginas carregam mais rapidamente (já que ele não perde tempo carregando as propagandas). A empresa ainda promete um desempenho acima da média para sites e serviços de streaming de vídeo, como o YouTube e a Netflix.

 

5. Comodo Dragon

Reprodução

Se o seu foco é segurança, o Comodo Dragon é o navegador mais indicado. Ele é muito parecido com o Chrome, mas tem várias diferenças que o tornam mais seguro. Por exemplo, ele sempre roteia seu tráfego de rede por meio dos servidores DNS deles, o que garante que ele seja mais difícil de bisbilhotar, e não armazena seus dados de buscas, o que faz com que ele seja melhor em termos de privacidade. Ele tem também um escaneador de vírus e malwares embutido, que pode ser acionado por meio de um botão que fica sempre na tela, uma barra de busca que permite pesquisar no Google, Wikipedia ou YouTube a qualquer momento, e um botão para baixar mídias da página em que você está.