Indivíduos com deficiência auditiva ou de fala podem ter problemas para se comunicar com pessoas que não são fluentes em Libras ou qualquer outra linguagem de sinais. Com o Aslan, porém, isso pode mudar.

Aslan é o projeto de três estudantes do mestrado em engenharia da Universidade da Antuérpia, na Bélgica. Trata-se de um braço robótico, feito com peças impressas em 3D e operando sobre uma placa Arduino, que traduz texto para linguagem de sinais.

publicidade

Uma simples interface interpreta o discurso inserido por texto, usando um teclado simples, em sinais feitos pelos dedos robóticos da máquina. No futuro, a expectativa dos engenheiros é incluir no Aslan um software de reconhecimento de voz. Assim, ele poderá também reconhecer e traduzir linguagem falada.

O braço é constituído por 25 componentes feitos por impressora 3D, 16 servomotores, três controles motores e uma placa Arduino Due. O objetivo dos engenheiros é tornar o projeto acessível, e, por isso, eles disponibilizaram todas as instruções para a montagem da peça no site 3D Hubs.

publicidade

Assim, mais de 140 países poderão produzir suas próprias versões do Aslan numa iniciativa colaborativa e de código aberto.