A empresa de segurança digital Avast, responsável pelo antivírus de mesmo nome, divulgou nesta semana mais uma edição do seu relatório trimestral de “Tendências e Desempenho” de aplicativos para Android. O texto revela quais são os apps que mais esgotam o sistema operacional.

Por “esgotar”, entenda que o relatório traz diversas listas mostrando os aplicativos que mais gastam bateria, os que mais consomem espaço interno de armazenamento e os que mais contribuem para acabar com o limite de dados do usuário no 3G ou 4G.

publicidade

O levantamento foi elaborado com base em 3 milhões de celulares analisados entre janeiro e março deste ano. Os dados foram coletados pelo app da Avast instalado nestes dispositivos. Os apps avaliados também precisavam ter, pelo menos, 50 mil usuários ativos.

Portanto, o ranking dos aplicativos que mais consomem bateria, armazenamento e plano de dados, juntos, ficou da seguinte maneira:

publicidade

Reprodução

A Avast também elaborou rankings considerando apenas funções únicas do smartphone. Na lista dos aplicativos que mais drenam somente a bateria, por exemplo, é possível ver nomes mais conhecidos, como Netflix, Spotify e Snapchat.

publicidade

Reprodução

E, por fim, um ranking com os aplicativos que mais consomem banda larga móvel.

publicidade

Reprodução