Na semana passada, um eclipse solar total ocorreu sobre algumas regiões dos Estados Unidos. Nessa situação, a Lua ficou entre a Terra e o Sol, impedindo a passagem da luz do astro. O Google produziu um vídeo mostrando a cena impressionante que o eclipse produziu na Terra; a Nasa, por sua vez, produziu uma imagem do eclipse visto a partir da Lua.

Segundo a agência espacial estadunidense, a imagem foi produzida pelo LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter), uma sonda que orbita a Lua. A imagem foi feita aproximadamente às 15h25 no horário de Brasília, enquanto a sonda se movia a uma velocidade de 1.600 metros por segundo (5.760 quiômetros por hora) e a sombra da Lua sobre a Terra se movia a 670 metros por segundo (2.412 quilômetros por hora). Ela pode ser vista abaixo, e você pode abri-la em uma nova guia para vê-la em resolução maior:

Reprodução

Como o CNET aponta, a distância média entre a Terra e a Lua é de aproximadamente 390 mil quilômetros. Por isso, quando a Lua fica entre a Terra e o Sol, o resultado é uma sombra imensa, como pode se ver na imagem acima. Para quem vê da Terra, o resultado disso é o eclipse solar. Quem está bem no meio da sombra vê um eclipse total – o Sol fica totalmente “tapado” pela Lua; pessoas nas bordas da sombra vêem um eclipse parcial, no qual apenas uma parte do Sol fica tapada.

publicidade

Captura

A imagem foi feita pela câmera de ângulo estreito da LRO, que captura imagens em alta resolução, mas apenas em tons de cinza. Em vez de fotografar todos os pixels da imagem de maneira simultânea, como a maioria das câmeras de celular, essa câmera compõe a imagem linha por linha.

O tempo de exposição de cada linha na imagem acima foi de menos de um milésimo de segundo – era o mínimo de tempo possível, segundo a Nasa, para evitar que o brilho do Sol refletido em algumas nuvens saturasse o sensor da câmera. No total, levou cerca de 18 segundos para capturar as 52.224 linhas que compõem a imagem acima.