Começou nesta semana a IFA, uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, realizada todos os anos na Alemanha. Em uma coletiva de imprensa organizada antes da abertura dos portões do evento (o que só acontece na próxima sexta-feira, 1), a Asus já apresentou algumas novidades na sua linha de produtos.

Foram, ao todo, 12 dispositivos apresentados: um visor de realidade mista, sete notebooks, dois roteadores e dois monitores. O destaque vai para o primeiro, que ganhou o pouco criativo nome de Asus Windows Mixed Reality Headset, um óculos para aplicações de realidade aumentada e realidade virtual.

publicidade

O “Windows” no nome deriva da tecnologia usada pela Asus, uma plataforma de realidade mista licenciada pela Microsoft. O headset tem telas de resolução 3K e duas câmeras embutidas na parte frontal, incluindo sensores de profundidade e de posicionamento. O visor, porém, depende de um PC potente para rodar suas principais aplicações.

Reprodução

publicidade

Além disso, ele vem com joysticks e pesa apenas 400 gramas. Segundo a Asus, o aparelho não precisa de software ou hardware extra para funcionar, podendo ser instalado com facilidade em apenas dez minutos. O preço do aparelho ficou em 450 euros – equivalente a R$ 1.700 em conversão direta, sem contar impostos.

ZenBook Flip

publicidade

Os destaques na área de notebooks ficaram por conta dos novos laptops conversíveis e ultrafinos da Asus. Os principais modelos são o ZenBook Flip 14 e o ZenBook Flip 15, ambos equipados com a oitava geração do processador Intel Core i7, até 16 GB de RAM, tela Full HD, opções de 512 GB de SSD e placa de vídeo dedicada.

A diferença entre os dois fica no tamanho: o ZenBook Flip 14 tem display de 14 polegadas, enquanto o ZenBook Flip 15 tem um de 15,6 polegadas. Além disso, o primeiro tem 13,9 milímetros de espessura e pesa 1,4 quilo, o que, segundo a Asus, faz dele um dos laptops 2-em-1 mais finos do mundo.

publicidade

Além desses dois, a fabricante taiwanesa revelou também o ZenBook Flip S, que é, na definição da própria empresa, “um dos notebooks conversíveis mais leves do mundo” e também “o mais fino do mundo”, com 10,9 milímetros de espessura e pesando 1,1 quilo. A diferença é que este modelo não tem placa de vídeo dedicada.

O que ele tem é um processador Intel Core i7 de oitava geração, 1 TB de SSD, sensor de impressões digitais e tela 4K sensível ao toque. O preço do ZenBook Flip S não foi divulgado, mas o ZenBook Flip 14 sai por 800 euros, enquanto o modelo de 15 polegadas custa 900 euros.

VivoBook Flip

Reprodução

Outra adição ao portfólio de PCs da taiwanesa é o VivoBook Flip, mais um laptop conversível, só que não tão fino quanto os ZenBooks. O VivoBook tem tela de 14 polegadas Full HD que ocupa 74% da parte frontal, permitindo bordas mais finas.

A Asus diz que, desse modo, o laptop tem “corpo de 13 polegadas”, mas tela de 14. Acompanha o modelo um processador Intel Core i7 de sétima geração, e não de oitava como os outros, sob um chassi com 15,4 milímetros de espessura e pesando 1,5 quilo. O dispositivo custa 400 euros.

Outros produtos

Reprodução

A lista de anúncios incluiu ainda o ZenBook 13, um laptop com tela 4K de 13 polegadas, Intel Core i7 de oitava geração, até 16 GB de RAM, 1 TB de SSD e placa de vídeo dedicada. O modelo só não tem o design delicado, leve e ultrafino dos outros notebooks anunciados.

Outro anúncio foi o ZenBook 3 Deluxe, que a Asus diz ser o “notebook de 14 polegadas mais fino do mundo”. O chassi tem 12,9 milímetros de espessura, pesa 1,1 quilo e tem um display com bordas mínimas e hardware de ponta, incluindo processadores de oitava geração da Intel, 16 GB de RAM e 1 TB de SSD.

Por fim, o VivoBook S14 é um novo laptop de 14 polegadas com bordas de 7,8 milímetros, Intel Core i7 de oitava geração, 16 GB de RAM e placa de vídeo GeForce MX150 da Nvidia. Nenhuma dessas máquinas teve o preço divulgado.

Já os roteadores ganharam nome de RT-AC86U e RT-AX88U. O primeiro é um modelo dual-band com suporte ao padrão 802.11ac cheio de recursos proprietários da Asus, incluindo um modo de prioridade para games. O segundo tem suporte ao padrão 802.11ax, que aguenta até 5.952 megabits por segundo, 1.148 Mbps na banda de 2,4 GHz e 4.804 Mbps na de 5 GHz.

Os monitores, por sua vez, são o Designo Curve MX38VC e o MX32VQ. O primeiro é um modelo curvo de 37,5 polegadas ultrawide e resolução QHD+ (3840 x 1600), com proporção de 21:9. O segundo tem 31,5 polegadas de resolução WQHD (2560 x 1440) e proporção de 16:9.