A Lenovo, dona da marca Motorola, finalmente oficializou o que muita gente já sabia. A empresa anunciou nesta quinta-feira, 31, durante a IFA 2017, o Moto X4, nova geração do smartphone que costumava ser o top de linha da marca, mas que agora vem com especificações intermediárias.

Assim como diversos vazamentos e rumores previram nas últimas semanas, o Moto X4 tem tela de 5,2 polegadas Full HD, processador Snapdragon 630 com oito núcleos de 2,2 GHz, 3 GB de RAM e 32 GB de espaço interno para armazenamento, expansível para até 2 TB com cartão microSD.

Na parte de trás há um sistema de câmera dupla, parecido com o que já se vê no Moto Z2 Force e no Moto G5S Plus. Um dos sensores tem 12 MP e abertura de f/2.0, enquanto o outro tem 8 MP de resolução, lente grande-angular e abertura de f/2.2.

Juntas, as duas câmeras traseiras permitem que o usuário brinque com efeitos de profundidade de campo, como o de borrar o plano de fundo de uma foto e deixar o primeiro plano em destaque; ou deixar um dos dois planos em tons de cinza. A câmera frontal, por sua vez, é de 16 MP.

publicidade

A grande novidade, porém, fica por conta do software. O Moto X4 vem equipado com a assistente pessoal Alexa, um sistema de inteligência artificial desenvolvido pela Amazon. A Alexa faz o mesmo que a Siri no iPhone e o Google Assistente em qualquer outro Android moderno: responder a comandos de voz do usuário para realizar tarefas simples, como marcar lembretes na agenda ou consultar a previsão do tempo.

É provável, porém, que a Alexa só esteja disponível para quem comprar o Moto X4 nos EUA, já que a assistente, por enquanto, só entende comandos em inglês. Por padrão, o Android Nougat que vem no aparelho também vem com o Google Assistente. Por fora, o Moto X4 é coberto de ambos os lados por vidro Gorilla Glass, sob o contorno de uma moldura de alumínio. Há uma entrada para fones de ouvido, conexão USB-C e leitor de impressões digitais na frente.

O celular tem também certificação IP68, o que garante que ele aguenta até 1,5 metro sob a água por até 30 minutos. A bateria, por sua vez, é de 3.000 mAh. O Moto X4 começa a ser vendido em setembro na Europa por 400 euros, o que equivale a cerca de R$ 1.500 em conversão direta.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já homologou o aparelho no Brasil, o que indica que ele deve ser lançado também por aqui em breve.