Já faz algum tempo que a Microsoft vem falando sobre adicionar suporte a mouse e teclado no Xbox One, mas ainda nada de concreto foi oficializado. Nesta semana, porém, a empresa voltou a dizer que o recurso chegará “em breve”.

Quem disse isso foi Mike Ybarra, vice-presidente da plataforma de games da empresa, incluindo Xbox e Windows. “Vocês verão nossos primeiros games com suporte a teclado e mouse em breve. Não posso anunciar quando vai ser, mas será logo”, disse o executivo durante um evento em Seattle, o PAX West.

“Nós temos que ser espertos em como fazer isso. Vamos deixar muito para a escolha dos desenvolvedores”, acrescentou Ybarra. O executivo também disse que a Microsoft leva em consideração jogadores que se preocupam que, em jogos de multiplayer, quem estiver no mouse e no teclado leve vantagem sobre os usuários de controle.

Segundo Ybarra, a Microsoft vai “treinar” os desenvolvedores de jogos que quiserem permitir teclado e mouse no multiplayer para que o “fair play” seja respeitado. O executivo indica que os jogadores poderão escolher se querem competir online contra pessoas usando teclado e mouse, só com controle ou com os dois, por exemplo.