Na última segunda-feira, 4, a HMD Global, que produz os celulares com a marca Nokia, chamou a atenção por anunciar que todos os seus celulares receberão o Android Oreo. Agora, a empresa se destacou novamente, furando até mesmo o Google na liberação da atualização de segurança do mês de setembro.

Para quem não sabe, o Google libera atualizações mensais de segurança, que chegam de forma muito veloz aos celulares da própria empresa, como é o caso dos Nexus e do Pixel. Algumas empresas deixam essas atualizações acumularem e liberam as correções de tempos em tempos, enquanto outras sequer se dão ao trabalho de lançar qualquer update.

publicidade

É por esse panorama que a nova Nokia se destaca. O modelo a receber o pacote de correção é o intermediário Nokia 5, como observado pelo site NokiaPowerUser, que nota que o patch está chegando aos celulares antes mesmo de o Google revelar publicamente o changelog (o documento que lista todas as mudanças trazidas pela atualização) do update deste mês.

Para ter esse nível de agilidade, a HMD confia no Android puro, muito próximo do AOSP (Projeto Open-Source do Android), que é o sistema operacional em sua faceta mais limpa, sem intervenções da fabricante, aproveitando apenas o código aberto do sistema operacional e os aplicativos pré-instalados do Google, sendo o mais importante deles a Google Play Store.

publicidade

Essa não é a primeira vez que a HMD fura o Google na liberação de atualizações de segurança. Em agosto, a liberação foi feita exatamente no mesmo dia em que o Google lançou os updates para os Nexus e o Pixel. Em julho, a empresa também chegou a antecipar a liberação em relação ao Google.