A Asus aproveitou a IFA, que acontece em Berlim, para revelar ao mundo o primeiro roteador com suporte à próxima geração do Wi-Fi, com o padrão 802.11ax, que deve sobrepor o padrão 802.11ac, em vigor atualmente.

O modelo em questão é o RT-AX88U, que ainda não está à venda e ainda não possui detalhes divulgados sobre preço ou data de lançamento. No entanto, a tendência é que ele abra caminho para uma nova leva de roteadores de alto desempenho e velocidade com o padrão AX.

publicidade

O que ele tem de especial, afinal de contas? Com a nova tecnologia, o AX88U pode chegar à velocidade máxima teórica de aproximadamente 6 gigabits por segundo (5.962 Mbps) por meio da rede sem fio. Obviamente, a velocidade da internet ainda é limitada pelo pacote oferecido pela operadora, mas isso abre espaço para transferências rapidíssimas em redes locais.

Isso dito, é necessário observar que essa velocidade máxima é dividida em dois canais: na frequência de 2,4 GHz, o roteador chega a taxas de transferência de 1.148 Mbps, enquanto na frequência de 5 GHz as velocidades batem na casa dos 4.804 Mbps. Assim como acontece com os roteadores que já estão no mercado atualmente, não existe uma forma de unir as duas tecnologias para criar uma rede única ultraveloz.

publicidade

A velocidade total de transferência é até quatro vezes maior do que a alcançada no padrão AC, mas o principal ganho do padrão AX não é a taxa de transferência, e sim a capacidade de sustentar múltiplas transferências simultâneas, por meio da evolução do recurso MU-MIMO. Na prática, isso significa que o roteador é capaz de atender mais aparelhos conectados a ele ao mesmo tempo, o que beneficia casas com muitos dispositivos conectados simultaneamente.