As conexões móveis são cada vez mais a principal forma de acesso dos brasileiros à internet, e os computadores são cada vez menos presentes na nossa vida. É isso o que aponta o estudo TIC Domicílios 2016, realizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e divulgado nesta terça-feira, 5, pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).
O estudo, realizado anualmente, mostra a penetração da internet nos lares e na vida dos brasileiros, além das formas como usamos a internet como um todo. Confira alguns destaques da edição de 2016:
Como usamos a internet
A pesquisa TIC Domicílios 2016 também mostrou quais as atividades feitas pelos brasileiros quando estão na internet. Como esperado, o envio de mensagens instantâneas (89%) e as redes sociais (78%) são as principais atividades, mantendo o mesmo patamar do estudo de 2015.
Mas os brasileiros também usam cada vez mais a internet para divulgar ou vender produtos e serviços – em 2012, eram 7% que faziam isso na rede, e em 2016 eram 17%.
Já o consumo de conteúdo varia dependendo de onde a pessoa mora. Nas áreas urbanas, 70% dos usuários assistem a vídeos online, enquanto nas áreas rurais a proporção é de 56%. O consumo de música é atividade feita por 64% das pessoas em áreas urbanas e 53% nas áreas rurais.
O estudo TIC Domicílios 2016 pode ser conferido na íntegra no site do Cetic.br.