A Apple deve anunciar o seu novo iPhone na próxima terça-feira, 12. A empresa já distribuiu os convites para o evento no qual é aguardada uma versão comemorativa dos dez anos de lançamento do smartphone, entre outros produtos. A expectativa é que o aparelho traga mudanças radicais em relação às gerações anteriores.

Nos últimos meses, diversos rumores indicaram que a Apple possui grandes planos para o iPhone em 2017, podendo lançar até mais do que um modelo. Para te deixar por dentro do que vem por aí, o Olhar Digital reuniu as principais informações vazadas e especuladas sobre o dispositivo. Confira:

Quantos serão e como vão se chamar?

O ano de 2017 marca o décimo aniversário de lançamento do iPhone e a Apple deve comemorar a data com grandes novidades. Segundo os principais rumores, serão três modelos apresentados no evento da próxima terça-feira, 12. Desses, um será mais avançado, com mudanças radicais no design, e os demais seguirão um visual mais tradicional.

publicidade

Reprodução

O modelo mais avançado do smartphone tem sido tratado até agora de iPhone 8, mas rumores recentes indicam que o aparelho pode ter outros nomes: iPhone X, iPhone Pro ou algo como iPhone Anniversary Edition. Já os demais seguiriam a “fórmula” tradicional: iPhone 7S e 7S Plus, embora haja quem diga que a fabricante pulará a geração S e os lançará já com a etiqueta de “iPhone 8”.

O que esperar do iPhone mais avançado?

Design

A Apple deve ser a nova fabricante a aderir à “moda” dos smartphones com bordas mínimas. O iPhone 8, vamos chamá-lo assim, deve perder o icônico botão Home para que a tela ocupe toda a parte frontal, exceto por uma pequena área para a câmera frontal e o alto-falante no topo. Imagens que indicam a repaginada no visual, inclusive, foram encontradas no firmware do HomePod.

Além de trazer a tela mais parecida com a do Galaxy S8, a Apple também pode adotar uma traseira de vidro, como a dos antigos iPhone 4 e 4S. A câmera dupla principal seria posicionada na vertical, ao invés do padrão horizontal do 7 Plus. Já o leitor de digitais da função TouchID poderia ser deslocado para o botão de bloqueio, que será alongado, ou até mesmo para o tradicional logo da maçã na parte de trás do telefone.

A Apple deve manter ainda algumas características dos iPhones atuais, como a ausência da entrada para fones de ouvidos e a proteção IP68 contra água e poeira. Já as opções de cores podem diminuir para três: preto, prata e cobre. No entanto, é possível que a fabricante revele uma maior variedade de tons no lançamento ou ao longo dos próximos meses, como aconteceu com o iPhone 7 vermelho.

Tela

O iPhone 8 deve ter a maior tela já lançada em um smartphone da Apple: 5,8 polegadas. No entanto, graças à redução das margens, a expectativa é de que o corpo do aparelho seja apenas um pouco maior do que o do iPhone 7. Rumores publicados pelo Gizmodo indicam que parte do display deve ser reservada para botões de navegação e atalhos de aplicativos, que substituirão a tecla Home.

ReproduçãoO novo smartphone da Apple deve ser o primeiro da linha a adotar uma tela AMOLED, que já é bem popular nos aparelhos Android. Esse tipo de painel é bastante elogiado por conta das suas cores mais vívidas e também pela maior eficiência no consumo de bateria em comparação aos LCDs atuais. Além disso, é esperado que a resolução também aumente para atender ao mínimo de 300 ppi dos displays Retina.

Câmera

É provável que a Apple mantenha os 12 megapixels da câmera principal do iPhone, mas faça algumas melhorias. O novo sensor deve vir com um módulo 3D embutido para gerar imagens de realidade aumentada (AR) mais reais. Além disso, a mudança de orientação das lentes pode proporcionar um zoom óptico ainda maior que o de 2x do iPhone 7 Plus.

A câmera frontal, por outro lado, deve ganhar muitas novidades. Assim como a traseira, o sensor deve ter um módulo tridimensional que será usado para escanear o rosto do usuário e desbloquear o telefone através do reconhecimento facial. Além disso, patentes da Apple indicam planos da empresa de usar o componente para leitura de dados de saúde do usuário, como batimentos cardíacos.

Configurações

O iPhone 8 pode ser apresentado com o novo chip Apple A11, com arquitetura de 10 nanômetros, similar à do Snapdragon 835, oferecendo melhor desempenho com menor consumo de energia. Além disso, a memória RAM do aparelho deve passar de 2 GB para 3 GB, enquanto o armazenamento interno pode ser de 64 GB ou 128 GB.

Reprodução

A Apple deve atender ainda um pedido antigo dos fãs: um sistema de carregamento rápido da bateria. Embora a capacidade de autonomia do telefone ainda seja um mistério, a expectativa é que os usuários demorem menos tempo conectados à tomada. Fora isso, o aparelho também deve ganhar recarga sem fio, que já está presente em rivais como a linha Galaxy S há algumas gerações.

Preço e disponibilidade

Com tantos recursos e mudanças, rumores indicam que o iPhone 8 terá um grande salto no preço e ficará em torno de US$ 1.000 (cerca de R$ 3.120). Assim como nos últimos anos, o aparelho deve ser disponibilizado na semana seguinte ao evento desta terça-feira, 12. No Brasil, contudo, é provável que o telefone só seja vendido no final do ano.

iPhone 7S e 7S Plus: o que esperar?

No geral, o iPhone 7S e o 7S Plus devem seguir a mesma linha de atualizações complementares da Apple. Ou seja, haverá poucas mudanças em relação aos modelos atuais, sendo focadas principalmente na atualização do processador e de desempenho. Além disso, a Apple deve incluir a tecnologia de carregamento sem fio nos modelos “intermediários”.