“Super Mario 64” foi um dos primeiros jogos a se adaptar bem à realidade dos games em três dimensões. Como tal, ele é adorado por muitos até hoje, o que é provado com o lançamento de “Super Mario 64 Online”, criado por três modders que adaptaram o game original para funcionar como multiplayer online.

O jogo é distribuído online como uma ROM do original, feito para rodar em um emulador de Nintendo 64, e permite que até 24 pessoas participem da partida ao mesmo tempo, ainda que, para isso, seja necessário fuçar um pouco as configurações do emulador e definir quem será o servidor do game. A partir daí, os jogadores podem escolher entre vários personagens que não estavam disponíveis originalmente, como Wario, Waluigi, Peach, Luigi, Yoshi e um monte de tipos de Toad.

publicidade

Na prática, o jogo não muda em relação ao seu conteúdo original single-player. Desta forma, com até 24 pessoas vasculhando o mapa simultaneamente, o jogo tende a ficar mais fácil do que o original. Isso dito, ao compartilhar o mapa com tantas pessoas ao mesmo tempo, o jogo pode ser aproveitado de formas nunca antes imaginadas, abrindo espaço para o caos.

publicidade

O problema é que a Nintendo não costuma lidar bem com versões não-oficiais de seus jogos, o que significa que a tendência é que o “Super Mario 64 Online” seja retirado do ar dentro de pouco tempo. A empresa tem tolerância zero com uso não autorizado de sua propriedade intelectual, fato que os criadores de fangames como “Pokémon Uranium” e tantos outros sentiram na pele.