A próxima grande atualização do Windows 10 dará mais controle de privacidade para o usuário. A Microsoft vai dar acesso total aos recursos de segurança de um app durante a instalação dele.

A partir do Fall Creators Update do Windows 10, o usuário vai receber mensagens sobre a privacidade durante a instalação de apps. A ideia é dar à pessoa o poder de entender o que o app quer fazer com seus dados ao ser instalado no Windows 10 sem precisar ler os termos de uso enormes que ninguém costuma ler.

Quando um app quiser acesso a microfone, câmera, contatos, calendários e outras informações, o Windows 10 vai exibir uma mensagem para o usuário permitir ou negar o acesso. É mais ou menos como já acontece quando um app quer usar a localização do usuário, mas agora expandido para outros recursos do sistema operacional.

A próxima grande atualização do Windows 10, o Fall Creators Update, vai ser liberada para usuários no dia 17 de outubro. Até lá, a Microsoft vai testar os novos recursos de segurança com os usuários do Windows Insider.