Um dos principais bancos do planeta, o JP Morgan classifica a bitcoin como uma fraude que eventualmente fará com que seus investidores percam uma montanha de dinheiro.

Quem fez tais apontamentos foi o homem que lidera o JP Morgan, Jamie Dimon, que atua não apenas como CEO do banco, mas também como seu presidente e chairman.

Dimon participava de uma conferência bancária em Nova York nesta quarta-feira, 13, quando afirmou que demitiria “em um segundo” qualquer funcionário pego negociando em bitcoin. “A moeda não vai funcionar”, comentou ele, conforme reportado pelo The Guardian. “Não se pode ter um negócio em que pessoas podem inventar uma moeda do nada e achar que quem estiver comprando isso seja inteligente.”

“Se você estivesse na Venezuela ou Equador ou Coreia do Norte, ou um monte de lugares como esses, ou se você é um traficante, um assassino, coisas assim, seria melhor negociar em bitcoins do que em dólares americanos”, disparou. “Então talvez haja mercado para isso, mas seria um mercado limitado.”

publicidade

O executivo analisou que a bitcoin, hoje avaliada em cerca de US$ 4.000 a unidade, vive uma bolha. E previu que uma hora essa hipervalorização vai acabar: “Ela poderia estar a US$ 20 mil antes de acontecer, mas eventualmente estourará”, comentou, antes de acrescentar. “Honestamente, estou chocado que ninguém possa vê-la pelo que ela é.”