O Google anunciou um novo serviço de pagamento móvel que vai operar na Índia. Ele tem um grande diferencial em relação a outras alternativas do tipo: as transações são feitas usando som.

Chamado Tez, o serviço já entrou na Índia e funciona usando a tecnologia Audio QR. Com ela, frequências ultrassônicas são usadas para conectar dois aparelhos e transferir dados entre eles – no caso do Tez, a transferência é de dinheiro.

Tudo o que o Tez precisa para funcionar é um microfone e um alto-falante, então ele roda em basicamente todos os smartphones do mundo.

publicidade

O app é bem simples e conta até com um recurso de transação para outros usuários sem compartilhamento de dados, como conta bancária ou número de telefone. O Tez roda a partir do padrão Unified Payments Interface (UPI), desenvolvido na Índia para pagamentos móveis. Com esse padrão, o dinheiro sai de uma conta bancária para outra diretamente.

Por enquanto, o Tez só vai funcionar na Índia, mas o Google planeja levá-lo a outros países asiáticos, como Vietnã, Indonésia e Tailândia.