O novo iOS 11 já está disponível para quem quiser atualizar o iPhone e uma das principais reclamações dos usuários de smartphone é que o espaço de armazenamento do aparelho acaba muito rápido.

Para resolver esse problema, a Apple incluiu uma função no seu novo sistema operacional que liberar espaço na memória do celular automaticamente, desinstalando aplicativos que não são usados há muito tempo. Veja como usar:

publicidade

Vá em “Ajustes”, depois em “Geral” e “Armazenamento do iPhone”. O sistema irá exibir quanto espaço está sendo usado por aplicativos, fotos, e-mail, mensagens e outros.

Reprodução

publicidade

Em “Recomendações”, é possível ver o que dá para fazer para liberar espaço e isso pode variar de acordo com a necessidade de cada aparelho. Por exemplo, se você tiver muitas mensagens salvas, ele pode sugerir de apagar as antigas, ou então usar o iCloud para salvar as fotos na nuvem e desocupar espaço do álbum.

Ele também exibe a opção “Desinstalar Apps”. Quando ativado, esse recurso desinstala automaticamente os aplicativos menos usados caso haja pouco espaço disponível. Por exemplo, se você estiver instalando um aplicativo grande e seu dispositivo não tiver espaço suficiente, os aplicativos não utilizados serão removidos. Da mesma forma, se você estiver gravando um vídeo e estiver com pouco espaço.

publicidade

A função pode ser ativada na própria área de “Armazenamento do iPhone” ou então nas configurações do “iTunes Store e App Store”. Você também pode entrar manualmente nos aplicativos que quer desinstalar.

Reprodução

publicidade

Os aplicativos não são apagados do celular, eles só deixam de funcionar, mas o ícone continua sendo exibido com o símbolo do iCloud do lado. Por isso, é liberado somente o espaço usado pelo app, enquanto os documentos e dados continuam salvos no aparelho.

Reprodução

Caso você queira reinstalar o aplicativo, toque em “Reinstalar App” ou toque no ícone para baixar o app novamente. Vale ressaltar que o iOS só pode instalar um aplicativo descarregado se ainda estiver disponível na App Store.