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Os algoritmos do Facebook proporcionaram uma situação no mínimo desagradável recentemente ao transformar uma imagem em que se lê “vou estuprá-la antes de matá-la, sua puta suja” em publicidade para o Instagram.
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Aconteceu com uma repórter do The Guardian chamada Olivia Solon. No ano passado, ela recebeu essa mensagem por e-mail e postou uma captura de tela no Instagram para mostrar como é a vida de uma mulher na internet.
Instagram is using one of my most “engaging” posts to advertise its service to others on Facebook 😂 pic.twitter.com/lyEBHQXMfa
— Olivia Solon (@oliviasolon) 21 September 2017
O post, segundo o jornal, recebeu apenas três curtidas, mas teve vários comentários de apoio à repórter. Provavelmente enganado pelo engajamento, o Facebook puxou essa foto e a exibiu à irmã da repórter com o texto: “Veja a foto de Olivia Solon e posts de amigos no Instagram.”
Existem sistemas capazes de analisar texto em imagem, mas a empresa não explicou como uma mensagem de teor tão tóxico acabou sendo usada como publicidade. Em nota, um porta-voz do Instagram se desculpou pela situação e disse que essa não é a experiência desejada aos seus usuários.