Pesquisadores da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na Suíça, estão trabalhando em um robô que pode se movimentar de forma mais similar a um ser humano. Batizado de CoMAN (Compliant Humanoid), o projeto tem dois braços e duas pernas e pode andar entre dois pontos mantendo o equilíbrio por si só. A ideia seria usá-lo em situações de resgastes ou para auxiliar em tarefas do dia a dia.

Em um vídeo publicado no YouTube, pesquisadores da universidade demonstraram como o robô é capaz de manter o equilíbrio enquanto anda mesmo sendo empurrado durante o percurso. Segundo a equipe, o CoMAN possui atuadores elásticos integrados a molas, que podem absorver o impacto, ao mesmo tempo que economizam energia e dão um andar mais natural ao robô.

Ao simular a movimentação de um ser humano, as máquinas poderiam atuar melhor em ambiente com outras pessoas e também em situações de riscos. O Comam poderia ser usado em resgastes em locais onde há obstáculos como escadas e um relevo acidentado. Além disso, a estrutura humanoide seria capaz auxiliar em tarefas corriqueiras como carregar objetos em uma empresa, por exemplo.

publicidade

O desenvolvimento do CoMAN poderia ainda levar a criação de próteses e exoesqueletos para a área da medicina. Com esses equipamentos, pessoas com movimentos de algum dos membros comprometidos poderiam voltar a andar ou manusear objetos através de braços e pernas mecânicas.

Além da Suíça, outros países europeus estão participando na pesquisa do CoMAN, que é financiado com fundos da União Europeia. Em 2013, o Instituto Italiano de Tecnologia (IIT) divulgou um vídeo que mostra as capacidades de estabilização, adaptação e movimentação natural do robô humanoide. Confira:

Apesar dos avanços, robôs como o CoMAN ainda podem demorar a chegar às casas e empresas. A tecnologia ainda está sendo aperfeiçoada para tornar a movimentação das máquinas ainda mais natural e estável.