O Google revelou nesta quarta-feira, 4, a sua nova geração de celulares. A empresa anunciou o Google Pixel 2 e o Google Pixel 2 XL, seus aparelhos tops de linha desenvolvidos em parceria com HTC e LG.

Os aparelhos trazem o que há de mais novo no Android, saindo de fábrica com a versão, com alguns detalhes que tornam o sistema diferente do Android totalmente puro, ao contrário do que a empresa fazia com os Nexus.

publicidade

Uma das novidades em termos de software está na posição da barra de buscas. Antes fixa na parte superior da tela, agora ela fica abaixo do dock de ícones fixos no launcher padrão do Pixel. A justificativa faz sentido: as telas estão ficando maiores e mais esticadas, e tudo que fica na parte de cima da tela se torna difícil de acessar.

Conheça os aparelhos:

publicidade

Pixel 2

A versão menor do Pixel 2 manterá algumas similaridades com a versão do ano passado. Montado pela HTC, que foi parcialmente adquirida recentemente pelo Google, o aparelho tem grandes bordas acima e abaixo da tela que abrigam alto-falantes em estéreo.

publicidade

O modelo conta com uma tela AMOLED de 5 polegadas com resolução Full HD (1920×1080) em um formato de tela convencional na proporção 16:9. O aparelho também conta com a tecnologia da HTC de bordas sensíveis à pressão, que permitem apertar as laterais do celular para realizar ações no celular.

Reprodução

publicidade

A novidade negativa é que o aparelho segue o caminho de outros smartphones da atualidade e removeu a entrada convencional de fone de ouvido.

O celular conta com um processador Snapdragon 835 e 4 GB de memória RAM, com 2.700 mAh de bateria.

Google Pixel XL 2

Se o Pixel mantém grande parte das características do modelo do ano passado, o novo Pixel XL, que deve ser feito pela LG, vai ser bem diferente de 2016.

A tela de 6 polegadas ocupa praticamente toda a parte frontal, sendo quase uma “tela infinita”, como a encontrada no Galaxy S8, Note 8, LG V30, iPhone X e outros. A ausência de bordas permite que o aparelho seja mais compacto, e ele deve ter o mesmo tamanho do Pixel, apesar da tela maior.

Reprodução

Algumas novidades do Pixel 2 também aparecem no XL: o corpo sensível a pressão, por exemplo. E o smartphone também perdeu a entrada convencional de fone de ouvido.

Apesar das diferenças externas entre as duas versões do Pixel, por dentro os dois smartphones são bastante parecidos. O Pixel XL 2 também tem processador Snapdragon 835, da Qualcomm, 4 GB de RAM e entre 64 GB e 128 GB de armazenamento interno.

Câmera

Reprodução

Os celulares são muito similares na maioria dos aspectos, com exceção de tela e bateria. A câmera é um destaque de ambos: o aparelho faz fotos com “modo retrato”, que desfoca o plano de fundo e cria um efeito de profundidade com apenas uma câmera, enquanto aparelhos como o iPhone 7 Plus precisa de duas lentes para tal. Isso funciona tanto com a câmera frontal quanto na traseira.

Os aparelhos contam com dois tipos de estabilização de imagem, eletrônica e óptica, e as duas trabalham em conjunto para estabilizar vídeos. A demonstração feita no palco foi particularmente impressionante.

Segundo o DxOMark, o site que é referência em comparativos e análise de câmeras o Pixel 2 tem a melhor câmera de celulares, com uma pontuação de 98 pontos. Na última terça-feira, 3, o site havia liberado a análise do Galaxy Note 8, que havia empatado na liderança com o iPhone 8 Plus com 95 pontos.

Preço e disponibilidade

O Pixel menor chega aos Estados Unidos pelo preço de US$ 650, enquanto o novo XL custará US$ 850. O aparelho será distribuído inicialmente em apenas seis países, e nenhum deles é o Brasil.