EnglishPortugueseSpanish
publicidade

A empresa Origin Wireless desenvolveu um sistema que consegue usar sinais de Wi-Fi para detectar com grande precisão a posição de pessoas dentro de edifícios. Chamado de “Time Reversal Machine”, ele pode ser incorporado a qualquer rede Wi-Fi, e permite que ela detecte a posição de pessoas dentro de sua área de cobertura com precisão de até um centímetro. 

O sistema usa as interferências e desvios que os sinais de Wi-Fi sofrem em ambientes internos para detectar movimentos. Para isso, ele utiliza pelo menos dois roteadores: um deles fica designado como “origem” e os demais ficam sendo “bots”. A origem emite centenas de sinais que se refletem nas paredes e pessoas da casa e chegam até os bots num momento diferente cada um.

publicidade

Com base na diferença de tempo que os sinais levam para chegar, o sistema consegue “desenhar” um mapa do ambiente e das pessoas contidas nele. E como ele mede essa diferença de tempo cerca de 50 vezes por segundo, as mudanças nas diferenças de tempo podem ser interpretadas como movimentos de pessoas pelo ambiente. É isso que permite que o sistema funcione com tanta precisão.

Realizar essas emissões de sinal e medições de tempo de recepção é uma tarefa relativamente simples para os processadores. Por esse motivo, o sistema pode ser incorporado a qualquer rede Wi-Fi que tenha ao menos dois roteadores. O vídeo abaixo ajuda a ilustrar como o sistema funciona:

No vídeo acima, é possível ver ainda outra capacidade que a precisão do sistema lhe permite: ele consegue detectar até mesmo a taxa de respiração das pessoas que estão em sua área de cobertura. Isso porque ele é capaz de perceber a sutil mudança de tamanho da caixa torácica das pessoas enquanto elas respiram. Medindo o ritmo com que essa mudança acontece, ele consegue entender se a pessoa está agitada, tranquila ou dormindo, por exemplo. 

publicidade

Aplicações

Essa tecnologia pode servir de complemento a sistemas de GPS tradicionais, que acabam perdendo muito de sua eficiência em ambientes fechados, já que a comunicação com os satélites fica prejudicada. Graças a isso, eles têm diversas possibilidades interessantes de aplicação. Por exemplo, para fins de segurança. Como ele consegue detectar movimento com alta precisão, ele poderia transformar as redes Wi-Fi de casas e comércios em alarmes contra invasores. 

Seria também possível usar o sistema na rede de um shopping center para ajudar a guiar os usuários até as lojas que eles querem visitar. Como ele consegue detectar a posição dos usuários de maneira muito precisa, ele consegue também informar o caminho correto do visitante até a loja. Em aeroportos, ele também pode ajudar a direcionar os passageiros até seus respectivos portões de embarque. 

Finalmente, também daria para usar o sistema para monitorar o estado de saúde de bebês e idosos. Medindo as mudanças na taxa de respiração de um bebê, por exemplo, o sistema poderia alertar os pais remotamente quando ele acorda ou se ele começa a chorar ou se mover demais. No caso de um idoso, o sistema seria capaz de detectar caso ele sofresse uma queda, o que se refletiria numa súbita mudança de posição seguida por uma mudança no padrão de respiração.