Dubai quer substituir fila de imigração em aeroporto por reconhecimento facial

Redação11/10/2017 15h15, atualizada em 11/10/2017 15h23
20171011121846
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Nada de filas e nem de entrevistas. Os passageiros que estiverem deixando Dubai precisarão, em breve, apenas passar por um túnel virtual para receber autorização para deixar o emirado. A novidade usará câmeras para reconhecimento facial no lugar de agentes de imigração, prometendo diminuir a espera pelos procedimentos de segurança.

Previsto para entrar em operação em meados de 2018, o túnel tem telões nas laterais que exibem imagens de peixes em aquário, por exemplo. Enquanto o passageiro passa e observa as paisagens, cerca de 80 câmeras escondidas fazem o reconhecimento facial e a leitura de íris para identificar a pessoa.

Ao final do túnel, caso não haja pendências com a justiça local, um sinal verde aparecerá em uma tela ao fim do corredor. Do contrário, algum agente intervirá. A expectativa é que o tempo de espera diminua, já que atualmente é necessário que todos os viajantes passem por oficiais de imigração antes de deixar o emirado. Dubai, aliás, também investiu em novos sistemas de detecção de explosivos recentemente.

O primeiro dos aquários vai ser instalado até setembro de 2018 no Terminal 3 do aeroporto internacional de Dubai, processo que deve durar até 2020 para que todos os terminais recebam o equipamento. Além disso, viajantes poderão registrar o seu rosto em equipamentos espalhados pelo aeroporto e também em hotéis e shoppings da cidade.

Atualmente, Dubai mais de 80 milhões de passageiros todos os anos. No entanto, a expectativa é que o número chegue a 124 milhões nos aeroportos da cidade até 2020.

Redator(a)

Redação é redator(a) no Olhar Digital