Antigamente, era possível acessar a loja de aplicativos da Apple diretamente do iTunes. No entanto, nas versões mais recentes do macOS, a Apple removeu esse acesso do programa. A loja de aplicativos da empresa, nessas versões, só pode ser acessada diretamente – e não mais pelo programa de música. 

No entanto, ainda há uma maneira bastante simples de se acessar a App Store por meio do iTunes. O método é bem direto: basta instalar uma versão antiga do programa. Nela, ainda é possível acessar a loja de aplicativos.

publicidade

É preciso, porém, tomar alguns cuidados antes de instalar essa versão mais antiga. E também vale a pena ficar esperto se você tiver algum iPhone ou iPad que costuma sincronizar com o computador no qual você vai realizar o procedimento. Isso porque a mudança de versão do iTunes pode afetar o processo de sincronização. 

Com isso em mente, veja como trazer de volta o acesso do iTunes à App Store:

publicidade

1. Baixe o instalador da versão 12.6.3.6 do iTunes. Você pode baixá-la para Mac, Windows 32 bits ou Windows 64 bits

2. Se você tiver uma versão mais antiga do iTunes em seu computador, desinstale-a. Você pode fazer isso no Windows, por exemplo, indo nas configurações do sistema, clicando em “Apps” e selecionando o iTunes na lista para desinstalar;

publicidade

3. Abra o instalador que você baixou. Vá lendo as informações na tela e clicando em “Seguinte” para dar prosseguimento ao processo;

Reprodução

publicidade


4. Fique esperto: essa versão do app não se atualizará automaticamente mesmo que você marque a caixinha “Atualizar automaticamente o iTunes e outros softwares da Apple”;

Reprodução


5. No final da instalação, abra o iTunes e clique no menu que diz “Música”;

Reprodução


6. Clique na opção “Editar Menu”;

Reprodução


7. Marque a caixinha ao lado de “Apps”;

Reprodução

8. Em seguida, selecione “Apps” nesse mesmo menu. Você poderá navegar pela loja de aplicativos da Apple a partir do iTunes;

Reprodução

9. Um ponto do qual é importante estar ciente é que se você tinha algum iPhone ou iPad sincronizando com o iTunes da versão mais recente (12.7 ou posterior), a versão mais antiga não conseguirá ler a biblioteca dele. Você precisará criar uma nova biblioteca. Alternativamente, você pode apagar a biblioteca do seu iPhone ou iPad e permitir que ele crie uma nova automaticamente quando você conectá-lo a essa versão mais antiga do iTunes