A Microsoft liberou nesta terça-feira o Windows 10 Fall Creators Update. A atualização tem novas funcionalidades que têm como objetivo dar poder à imaginação dos usuários, facilitar a comunicação com amigos, enriquecer a experiência de jogos e também ajudar no trabalho. Além disso, o sistema começa a ganhar uma nova identidade visual batizada de Fluent Design. Para te deixar antenado, o Olhar Digital reuniu as principais novidades do update.

Após atualizar o seu computador, o usuário perceberá os primeiros toques do Fluent Design no Windows 10. O sistema agora traz efeitos de transparência com aspecto de acrílico, botões que se iluminam com o passar do mouse e efeitos de movimentos em aplicativos como a Microsoft Store, que foi renomeada. Outra novidade é a barra “Suas Pessoas” que mostra os contatos que você mais conversa em aplicativos como e-mail e Skype. É possível fixar atalhos para os seus amigos e falar com eles diretamente da barra de tarefas. Ainda para quem gosta de bater papo, a Microsoft adicionou um atalho para os emojis do sistema. Basta pressionar a tecla Windows e o botão de ponto ou o de ponto-e-vírgula.

O aplicativo de fotos do Windows 10 ganhou um recurso chamado Story Remix. Com ele, é possível criar montagens automáticas com as suas fotos e vídeos, adicionando trilha sonora, legendas e efeitos 3D para compartilhar em redes sociais ou salvá-las no computador. Já o navegador Microsoft Edge agora permite que o usuário adicione um site à barra de tarefas do sistema e salve favoritos em pastas. Além disso, é possível fazer anotações em arquivos PDF e usar o narrador do sistema para ler as páginas em voz alta.

A atualização chega com diversas funções focadas em realidade mista. O sistema ganhou um visualizador que permite adicionar e fotografar elementos virtuais no mundo real usando a câmera do notebook ou tablet. É possível importar modelos do portal Remix 3D e também do novo Paint 3D. Já os jogadores agora podem acompanhar o desempenho gráfico do seu computador mais facilmente. Basta acessar o gerenciador de tarefas e procurar pelo monitoramento de GPU.

publicidade

Partindo para a área de produtividade, o OneDrive do Windows 10 ganhou o recurso Arquivos sob Demanda. Com ele, fica mais fácil decidir quais documentos e imagens ficarão baixados no computador e quais serão mandados para a nuvem da Microsoft para economizar espaço em disco. O Windows 10 agora pode se conectar a smartphones Android e iOS. Basta acessar a opção “Telefone” no aplicativo de configurações e digitar o seu número. A Microsoft enviará um link para o seu celular para o download dos aplicativos necessários.

O novo Windows tem ainda outras pequenas mudanças como nova central de configuração da Cortana, funções avançadas para limpeza de discos e um teclado virtual com suporte a gestos em telas sensíveis ao toque. Ficou interessado em baixar a atualização? Basta abrir o aplicativo de configurações, clicar em atualização e segurança, e buscar pelo update. É possível que a nova versão ainda demore alguns dias para chegar à sua máquina, já que a Microsoft libera atualizações gradualmente. E não deixe de conferir dicas e tutoriais sobre as novidades do Windows 10 no site do Olhar Digital.