Parece que 2018 pode ser o ano dos smartphones dobráveis. Após a Samsung, agora foi a vez de a Huawei manifestar o interesse em lançar um telefone flexível no próximo ano. A fabricante, que é a terceira maior do mundo, já teria um modelo funcional do aparelho, mas estaria trabalhando em refinar o design antes de levá-lo às lojas.

As informações foram dadas pelo próprio CEO da Huawei, Richard Yu, em entrevista ao site CNET. Segundo o executivo, o protótipo dobrável atual possui duas telas, mas ainda há um espaço grande entre elas. A intenção é se livrar dessas bordas antes do lançamento, que pode acontecer ao longo de 2018.

Pela descrição do executivo, a tendência é que o aparelho funcione normalmente como um smartphone quando dobrado. No entanto, ao ser aberto, o telefone ficaria com uma tela maior, podendo funcionar como um tablet. A chinesa ZTE, aliás, possui um modelo nessas características, o Axon M, que lembra bastante um Nintendo 3Ds quando aberto com suas 6,8 polegadas.

Smartphones dobráveis e flexíveis são quase um “mito” entre as fabricantes. Desde 2013, a Samsung manifesta interesse em lançar um aparelho nos moldes. A LG, aliás, já apresentou alguns modelos levemente curvados na linha G Flex, mas nada que fosse totalmente flexível. Contudo, é possível que 2018 traga novidades mais radicais em design do que a diminuição das bordas dos aparelhos.