O Nubank virou um banco e agora oferece conta corrente para seus usuários sem cobrar nenhum tipo de taxa. Mas não é uma conta convencional, como a oferecida por outras instituições financeiras. A NuConta tem algumas limitações que são reconhecidas pela própria empresa.

No site da NuConta, o Nubank não recomenda que seus clientes cancelem contas em outras instituições financeiras. Isso por causa das limitações do serviço: não é possível pagar boletos por ela, ou agendar transferências, dois recursos que já estão sendo desenvolvidos, de acordo com o Nubank.

publicidade

Mas não é só isso: a NuConta também não tem opção de saque e nem pagamento no débito, e não parece que essas funcionalidades serão adicionadas em breve.

Para quem quer uma conta corrente para o dia a dia, portanto, ela não é indicada – ao menos não como conta principal. Quem anda com dinheiro vivo e usa cartão de débito não tem muito o que fazer com a NuConta.

publicidade

Vantagens

Por outro lado, o Nubank diz que os rendimentos da NuConta são superiores aos da poupança. “Como o dinheiro que você coloca na sua NuConta é investido em títulos públicos, a rentabilidade é muito próxima à taxa Selic enquanto a da poupança está fixada em 70% da Selic + Taxa Referencial.”

publicidade

Outra vantagem é a ausência de tarifas para transferências. Com a NuConta, o usuário não paga para realizar TED para contas correntes de outros bancos ou mesmo para outras contas do Nubank. Ela pode ser atrativa, portanto, para quem precisa enviar dinheiro a amigos, mas não quer pagar taxas sempre que fizer isso.

Equilíbrio tênue

publicidade

Há, no entanto, um motivo para que a empresa tenha lançado uma conta com recursos limitados nesse momento. O primeiro deles, de acordo com o fundador do Nubank, David Velez, é o desejo dos clientes. Eles perceberam que muitas das pessoas que já tinham o cartão gostariam de poder ter uma conta do Nubank também, por isso disponibilizaram o produto.

E como a empresa ganha dinheiro com este novo serviço? A resposta é: por meio de uma taxação quase imperceptível dos valores que as aplicações dos clientes rendem. O dinheiro colocado na NuConta é aplicado em títulos públicos, e gera juros. Desse valor gerado, o Nubank diz que fica com cerca de 1%. 

Conclusão

No momento, a NuConta parece indicada apenas para quem já costuma ter dinheiro guardado e quer rendimentos superiores ao da poupança com facilidade. Sem saque e pagamento em débito ou boleto, é difícil imaginar que ela seja atrativa para “todo mundo”, como o Nubank pretende que ela seja.

No entanto, a empresa pretende acrescentar recursos importantes, como pagamentos de boletos e agendamento de contas, ao longo dos próximos meses. Aí sim ela poderá, de fato, começar a substituir algumas contas de outros bancos.