A Lenovo e a Intel se juntaram para acabar com as senhas. Novos notebooks da fabricante chinesa contam com uma tecnologia da Intel que elimina a necessidade de digitar as senhas na hora de acessar serviços na internet.

Novos computadores da Lenovo contam com a tecnologia Intel Online Connect, que usa padrões desenvolvidos pela FIDO (Fast Identity Online) para eliminar as senhas da internet.

publicidade

O sistema da Intel funciona de duas maneiras diferentes. Uma delas é mais parecida com a forma convencional de acesso a sites protegidos por senhas. Em primeiro lugar, o usuário entra com suas credenciais em um site com verificação em duas etapas ativada. Em vez de receber uma chave de segurança ou código SMS para finalizar o login, o PC usa um sistema próprio que pede para o usuário clicar em um único botão que funciona como esse segundo fator de autenticação.

A segunda forma exige um leitor de digitais, já incluso em notebooks da Lenovo. O usuário desliza o dedo pelo sensor biométrico e o laptop consegue realizar o acesso a sites protegidos por senha.

Notebooks da Lenovo com processadores Intel de 7ª e 8º geração que já virão com a tecnologia embarcada incluem o Yoga 920, IdeaPad 720s e parte da linha ThinkPad.