Você talvez não saiba, mas existe uma ferramenta que pode ser usada para te seguir pela internet, mesmo que você esteja usando o modo incógnito. Chamada de “canvas fingerprinting”, o recurso utiliza uma sequência enorme de microconfigurações do seu navegador para identificar o usuário pela web, mesmo que ele não tenha concordado em instalar nenhum cookie, mas pode estar com os dias contados graças à Mozilla.

A fundação sem fins lucrativos anunciou a remoção desse “recurso” nas próximas atualizações do Firefox, o que deve tornar mais difícil o rastreamento dos usuários pela web e tornar a navegação um pouco mais privada.

publicidade

A Mozilla tirou a ideia do navegador Tor, usado para navegação anônima pelos visitantes da deep web (e também para quem não quer ser identificado na web comum), que é baseado no código-fonte desenvolvido pela fundação para o Firefox.

A remoção da função é um passo para anonimizar o tráfego do público comum na web, o que pode incomodar bastante os anunciantes. Por ser usada para seguir o usuário pela internet, a função é crucial para a sempre incômoda situação de ver banners te seguindo em todos os sites que você acessa. Com isso, mesmo se você usar a janela anônima do seu navegador e não fizer login em nada, você ainda pode se ver perseguido.

publicidade

A próxima versão do Firefox que eliminará o “canvas fingerprinting” está projetada para ser lançado em janeiro.