O Android Oreo vai ganhar uma função que vai dedurar os aplicativos que estão detonando a autonomia da sua bateria. O recurso foi detectado na versão de testes do Android 8.1, que por enquanto só está disponível para quem usa celulares Pixel e Nexus e se cadastrou no programa de preview.

O site Android Police notou o novo recurso, encontrado na tela de informações de bateria. Ao acessar esse espaço, os usuários podem ver uma marcação vermelha ao lado dos aplicativos que estão usando mais energia do que o normal.

publicidade

Ao pressionar o ícone, o Android exibirá uma opção para impedir que o app continue sugando tanta bateria. É importante notar, no entanto, que isso pode afetar o funcionamento do aplicativo. No exemplo da publicação, o Android recomenda desativar o acesso do Google Maps à localização do celular, o que faz com que o app se torne inútil.

Reprodução

publicidade

Ainda assim, o recurso pode ajudar a descobrir possíveis vilões para a bateria do seu celular que passariam despercebidos de outra forma. É do conhecimento geral que um app como o Waze, por exemplo, vai consumir muita energia, mas o sistema pode mostrar outros aplicativos que talvez você nem lembre que tem instalado e que ainda assim causam um impacto negativo.