E-mails com promoções exageradas ou notícias falsas montados para enganar usuários e roubar seus dados pessoais existem aos montes. É o chamado golpe de “phishing”, que faz milhões de vítimas por ano. Uma empresa de segurança criou uma solução que dá aos golpistas uma prova de seu próprio remédio.

Trata-se do Re:scam, um chatbot operado por inteligência artificial criado pela neozelandesa Netsafe. O funcionamento é simples: toda vez que você receber um spam na sua caixa de entrada, basta encaminhá-lo ao e-mail [email protected] e deixar a máquina fazer o resto.

O robô vai responder ao spam e se passar por uma vítima, fazendo o golpista perder um pouco do seu tempo. Um exemplo de diálogo divulgado pela Netsafe é o de um spam que prometia às possíveis vítimas o pagamento de US$ 5 milhões para fazer parte de uma sociedade secreta.

Se passando por uma vítima, o chatbot finge empolgação com a notícia e pede mais informações. O spammer apenas pede que ele envie de volta informações pessoais, como números de contas bancárias, e o robô diz que, por sua segurança, vai enviar um número de cada vez. A conversa prossegue até que o criminoso perde a paciência.

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É basicamente como um trote reverso e automático. Utilizando um algoritmo de machine learning, o Re:scam consegue ler e interpretar a mensagem do golpe e gera respostas pré-programadas de acordo com o assunto do spam. Assim, o remetente recebe uma enxurrada de e-mails indesejados – assim como os que ele mesmo enviou.

O sistema, reportado pelo The Verge, também lembra outro chatbot, o Lenny. Sem qualquer código de inteligência artificial, mas contando com apenas 16 respostas gravadas, o robô atende ligações de telemarketing e desperdiça o tempo do antendente na linha fazendo perguntas desnecessárias até que a pessoa do outro lado perceba.

Por enquanto, porém, essas ferramentas só falam inglês.