Um drone que voava perto do aeroporto de Congonhas na noite de ontem causou uma série de transtornos para quem ia viajar ou trabalhar por lá. O dispositivo voador foi percebido por alguns pilotos que estavam pousando no aeroporto. Eles então comunicaram a torre de controle, que ordenou o fechamento das pistas.

O drone circulou por cerca de 30 minutos na região. A Infraero acionou a Polícia Militar para tentar localizar o operador do aparelho, mas não teve sucesso. De acordo com a comunicação social do aeroporto, a investigação do caso foi passada para a Polícia Federal.

Em nota emitida hoje à tarde, a PF informou que ainda não havia localizado os responsáveis pelo veículo. Quando for encontrado, ele responderá pelo crime de expor a perigo uma embarcação ou aeronave, e poderá pegar de dois a cinco anos de cadeia. 

Embora um drone seja muito menor que um avião comercial, ele ainda apresenta sérios riscos para a aviação. Numa colisão com uma aeronave, ele pode provocar desde pequenos estragos até incêndios capazes de provocar a queda do veículo. Segundo a assessoria do aeroporto, na tarde desta segunda-feira a operação já havia sido normalizada.