Você já ouviu falar em “loot boxes”, ou “caixas de loot”? São pacotes de conteúdo extra que se pode baixar para os mais diversos games de PC ou consoles, sendo que o jogador paga sem saber exatamente o que virá dentro da tal caixa.

Essa prática de microtransação tem surgido em cada vez mais jogos recentes, como “Overwatch”, “Fifa” e o polêmico “Star Wars Battlefront 2”. Entretanto, a inclusão de loot boxes em games pode se tornar crime na Europa e em pelo menos um estado dos EUA.

Segundo a Comissão de Jogos do parlamento da Bélgica, caixas de loot podem ser consideradas jogos de azar: o usuário paga esperando dar a sorte de conseguir algo de útil, e, se o que ele quer não vier, ele pode ficar tentado a continuar pagando até conseguir.

Koen Geens, ministro da Justiça da Bélgica, disse à imprensa local que caixas de loot são uma “perigosa mistura de dinheiro e vício” que, especialmente no caso de jovens jogadores, pode fazer mal à “saúde mental das crianças”.

publicidade

Por isso a comissão está investigando o uso desses elementos em games e quer levar essa preocupação para toda a Europa. Já do outro lado do Atlântico, nos Estados Unidos, o democrata Chris Lee, representante do Havaí, quer proibir caixas de loot no estado.

O jogo “Star Wats Battlefront 2” é o alvo principal das críticas de Lee. Por conta de seu sistema de microtransações e especialmente por causa das caixas de loot, o parlamentar diz que o game é “um cassino online com tema de Star Wars, desenhado para atrair crianças ao desperdício de dinheiro”.

Lee disse que está trabalhando para aprovar uma lei que acabe com práticas de jogos de azar em videogames no Havaí, mas disse também, em comunicado compartilhado pelo Kotaku, que está conversando com representantes de outros estados para que medidas semelhantes sejam tomadas em todo o território norte-americano.

A Electronic Arts, publisher de “Star Wats Battlefront 2”, lançou o game na última semana com uma mudança de última hora que suspendeu, por tempo indeterminado, as caixas de loot e outras formas de microtransações dentro do game. Por enquanto, porém, nenhuma atitude concreta foi tomada, nem na Europa e nem nos EUA.