Uma dupla de pesquisadores do Google divulgou nesta semana os resultados preliminares de um estudo que pretendem apresentar em completo na próxima semana. O estudo descreve um sistema que identifica quando alguém está de olho na tela do seu celular.

O software imaginado pelos pesquisadores do Google usa um algoritmo de machine learning que, através da câmera frontal do celular, identifica, em até dois milissegundos, a presença de um segundo rosto no campo de visão do smartphone.

Chamada de “protetor de tela”, essa tecnologia poderia ser usada como sistema de segurança em telas sensíveis de diversos alicativos, como páginas de login em redes sociais. Ele também poderia ser ativado no momento em que o usuário abre o app do seu banco, por exemplo.

Todo o processamento da imagem é feito localmente, de modo que o sistema não exige uma conexão com a internet ou com um servidor externo para validar as informações registradas. Confira, no vídeo abaixo, uma demonstração da tecnologia:

publicidade

Por enquanto, porém, o protetor contra bisbilhoteiros do Google não passa de uma prova de conceito, como explica o Gizmodo. Não se sabe quando esse sistema será desenvolvido e transformado em um recurso real do Android.