O Google bateu o martelo: aplicativos que exibem propagandas na tela de bloqueio do Android não serão mais aceitos na Play Store. Após muitas reclamações dos usuários, a gigante de buscas resolveu alterar a política da sua loja e banir os apps que poluem a lockscreen do sistema. No entanto, há uma exceção para a nova regra.

De acordo com a nova politica publicada com o Google, a menos que o app tenha a função exclusiva de tela de bloqueio, não será mais possível monetizar esse espaço do Android. Em outras palavras, aplicativos como limpadores de memória, editores de foto, VPN e exploradores de arquivos, por exemplo, não poderão trocar a lockscreen por uma versão com propaganda.

A nova regra do Google já está em vigor e é possível que os desenvolvedores tenham um tempo para se adaptar à nova realidade. De qualquer forma, esta é uma mudança bem-vinda para o sistema, tendo em vista que muitos aplicativos populares forçavam a troca da tela de bloqueio do celular do usuário por uma versão cheia de anúncios e pouco funcional.