Apesar de sua rigidez, o processo de autenticação de aplicativos e jogos da App Store não é inviolável. Foi o que constatou novamente o The Verge ao revelar a existência de uma versão falsa do game “Cuphead” na loja de apps do iOS.

“Cuphead” é um jogo de ação e plataforma exclusivo para Xbox One e PCs com Windows 10. A equipe do Studio MDHR, que produziu o game, voltou a confirmar no Twitter que não existe versão para celular do seu jogo e que o tal “Cuphead” para iOS é uma armação.

publicidade

A reportagem do The Verge não teve dificuldade de identificar a falsidade do jogo. O seu desenvolvedor usa o nome StudioMDHR, mas seu site oficial não é o mesmo do estúdio que realmente criou “Cuphead”, por exemplo.

Além disso, o jogo parece oferecer uma adaptação rudimentar das mecânicas do “Cuphead” original para o touchscreen dos iPhones e iPads, mas vem com diversos bugs. Não há indícios de que o programa contenha algum vírus, mas seu comportamento não deixa de ser suspeito.

publicidade

O verdadeiro Studio MDHR disse que já entrou em contato com a Apple para remover o falso jogo da App Store. Vale lembrar que, se você encontrar uma versão de “Cuphead” para iPhone, iPad ou Android, não instale porque certamente é uma cilada.

Atualizado às 13h50: A Apple removeu o falso “Cuphead” da App Store, mas o site 9to5Mac encontrou outros jogos falsos que usam a mesma tática para parecerem títulos legítimos. São eles “Spintires” e “Gast Beasts”.