A fama de indestrutível da Nokia foi colocada à prova mais uma vez. O Nokia 5, aparelho intermediário da marca, foi submetido a um teste para verificar sua resistência a arranhões, envergaduras e até ao fogo. O aparelho é feito de metal e vidro e pode ser encontrado por cerca de 200 euros (R$ 775) no exterior.

Publicado pelo canal JerryRigEverything, famoso por esse tipo de testes, o vídeo mostra o Nokia 5 sobrevivendo a até cinco níveis de aranhões na tela diferentes. O aparelho conta com proteção Gorilla Glass e só tem a tela marcada a partir do sexto nível de pressão com um estilete. A mesma boa resistência pode ser encontrada no leitor de impressões digitais e na lente da câmera traseira.

Já o corpo do aparelho, feito em alumínio, exige mais cuidados do usuário por ser arranhado facilmente. Ou seja, é pouco recomendável carregar o telefone no bolso cheio de chaves. O Nokia 5 traz ainda duas extremidades de plástico, voltadas para a recepção do sinal de celular, mas que são mais suscetíveis a arranhões. Assista ao vídeo com o teste abaixo:

publicidade

Apesar dos altos e baixos, o telefone da Nokia surpreendeu em duas provas severas. No teste de calor, a tela do aparelho apresentou danos após dez segundos em contato com as chamas, porém se recuperou consideravelmente em seguida. Já no teste de envergadura, o aparelho não entortou ou quebrou ao ter uma forte pressão aplicada na parte central.

Anunciado em fevereiro, o Nokia 5 traz tela de 5,2 polegadas HD (720p), processador Snapdragon 430, 2 ou 3 GB de RAM e 16 GB internos. Na Europa, o modelo custa cerca de 200 euros (R$ 775, em conversão direta). Por enquanto, não há previsão de chegada ao Brasil e as chances parecem ser mínimas, já que a empresa não voltou a atuar por aqui desde que retornou ao mercado de smartphones.