Teóricos da conspiração dizem que a Apple prejudica o desempenho de iPhones antigos para forçar usuários a comprarem novos. Mas um benchmark feito pela Primate Labs mostra que não é exatamente assim: a Apple na verdade diminui a velocidade dos iPhones para compensar o desgaste da bateria deles.

No Reddit, o usuário TeckFire fez uma postagem comparando o desempenho do seu iPhone 6s com o iPhone 6 Plus do irmão. Apesar de mais antigo, o 6 Plus parecia mais veloz do que o 6s. Ele descobriu que a bateria estava desgastada e, ao substituir a peça por uma nova, o desempenho do iPhone 6s voltou a superar o do 6 Plus.

publicidade

E de fato uma coisa está relacionada com a outra: um estudo complementar da Primate Labs indicam que a Apple de fato diminui a velocidade do processador com o lançamento de novas versões do iOS. Quando o iOS 10.2.1 foi lançado, por exemplo, o iPhone 6s registrou queda na pontuação do benchmark Geekbench. O mesmo ocorreu com o iOS 11, que também afetou o iPhone 7.

Os pesquisadores teorizam que isso é na verdade um recurso desenvolvido pela própria Apple para evitar que iPhones desliguem sozinhos: com o desempenho do processador diminuído via software, uma bateria desgastada não vai precisar fornecer mais energia do que consegue para manter o aparelho funcionando.