O Netflix começou a liberar o suporte ao HDR no Windows 10 Fall Creators Update nesta quarta-feira, 20. A novidade deve trazer uma melhora significativa na imagem dos filmes e séries do aplicativo de streaming, já que aumenta o contraste da exibição. Por enquanto, o recurso só funciona no Microsoft Edge ou através do app oficial do serviço.

Embora nem todo o conteúdo do Netflix esteja disponível com o HDR10, o salto na qualidade da imagem promete justificar a migração para os aplicativos suportados. No entanto, o serviço tem outras exigências: é preciso rodar a atualização mais recente do Windows 10, a Fall Creators Update, e ter um monitor com suporte à tecnologia, processador Intel Core de sétima geração e uma placa gráfica capaz de lidar com  a tecnologia de imagem. Ou seja, o acesso ainda vai ser muito limitado inicialmente.

Esta não é a primeira vez que o Netflix dá preferência ao seu próprio app e ao Microsoft Edge em detrimento do Google Chrome ou Firefox. Para rodar filmes em Full HD (1080p), por exemplo, é preciso usar o navegador nativo do sistema ou o aplicativo, enquanto vídeos em 4K rodam apenas no cliente oficial.