Um americano de 67 anos foi preso por suspeita de envolvimento em esquemas de fraude eletrônica e lavagem de dinheiro. Ele seria um dos envolvidos no famoso golpe do príncipe nigeriano que precisa de ajuda para recuperar sua fortuna.

O golpe em questão é bastante antigo e famoso. Uma pessoa recebe um e-mail de um suposto príncipe nigeriano que pede ajuda para movimentar dinheiro para fora do país. Se a pessoa ajudar, o “príncipe” promete enviar parte da fortuna de volta. Mas isso nunca acontece, e o golpe só serve para roubar dinheiro.

Apesar de ser antigo e conhecido, o golpe é bastante eficiente e ainda faz muitas vítimas pelo mundo. Pessoas que caem no golpe podem sofrer agressões, abusos, extorsões e até assassinato.

O americano preso se chama Michael Neu e se tornou um dos suspeitos de participar no esquema após uma investigação que durou 18 meses. Neu teria agido como intermediário e ficava com parte do dinheiro obtido com o golpe.

publicidade

Apesar do homem não ser nigeriano, há indícios de que o golpe de fato surgiu na Nigéria: autoridades americanas acusam Neu de enviar parte do dinheiro para o país africano.