ATUALIZAÇÃO: A Nvidia deixou mais claros os objetivos da atualização e afirma que suas GPUs são seguras tanto contra a falha Spectre quanto a Meltdown. Os drivers foram atualizados para proteger ataques aos processadores que fizessem uso das falhas. Segue o comunicado na íntegra:

Recentes notas publicadas na imprensa sobre os nossos últimos patches de software estão incorretas.
Essas matérias afirmam que esses patches indicam que a “falha do chipset estava afetando os processadores gráficos e as CPUs”.

Essas histórias são incorretamente baseadas em um boletim de segurança publicado pela NVIDIA nessa semana, que afirmou que os drivers estão sendo atualizados para resolver a vulnerabilidade da CPU.

Acreditamos que o nosso hardware GPU é imune ao problema de segurança relatado. Quanto ao nosso software de driver, estamos fornecendo atualizações para ajudar a minimizar o problema de segurança da CPU.

publicidade

Atualizamos nosso boletim de segurança para evitar qualquer confusão na interpretação. Mais informações, leia o boletim com todas as informações.

Segue abaixo o texto original:

Na semana passada o mundo ficou sabendo de falhas de segurança que atingem processadores e sistemas operacionais lançados nos últimos 20 anos. Agora ficamos sabendo que placas de vídeo também podem ser afetadas pelo problema.

A Nvidia soltou uma correção para as placas de vídeo GeForce, Quadro e NVS que corrige a vulnerabilidade de uma das variações da falha Spectre. A empresa diz que seus produtos ainda podem ser afetados por uma variante do Spectre, mas eles estão completamente seguros do erro conhecido como Meltdown.

As correções liberadas pela Nvidia corrigem os erros nos sistemas Windows, Linux, FreeBSD e Solaris.

Segundo a Nvidia, não são as placas em si que estão vulneráveis, e sim os drivers delas. Além disso, os usuários dos chips Tesla e GRID vão precisar esperar até o fim do mês para ficarem seguros. Os dispositivos Shield também vão ganhar uma correção.

A Nvidia não disse se a correção afeta de alguma maneira o desempenho das GPUs, mas de qualquer forma é importante manter drivers sempre atualizados para garantir a segurança do computador.