CRISPR é o nome de uma ferramenta criada para facilitar tratamentos de edição genética e tem revolucionado o universo da ciência e da medicina. Agora, a Microsoft também quer contribuir para a evolução dessa tecnologia.

A empresa criou uma ferramenta chamada Elevation e que serve para melhorar a precisão com que cientistas identificam os genes a serem editados usando o CRISPR. O Elevation faz isso usando algoritmos de inteligência artificial.

publicidade

Como explica o Gizmodo, embora seja uma ferramenta revolucionária, o CRISPR não é tão preciso quanto se imagina. A tecnologia serve para fazer alterações bem específicas no DNA de um ser vivo, mas também pode causar efeitos colaterais.

Digamos, por exemplo, que uma equipe de médicos use o CRISPR para identificar o gene de uma doença rara e eliminá-lo do DNA de um paciente. É possível que, ao eliminar o tal gene, além de curá-lo, outra função do corpo humano seja comprometida como consequência direta da alteração.

publicidade

A ideia da Microsoft é diminuir as chances de que essas “sobras” aconteçam. Para isso, a empresa criou um sistema treinado em aprendizado de máquina que calcula a probabilidade de uma edição genética gerar efeitos colaterais indesejados.

Funciona da seguinte maneira: um cientista insere no Elevation a “programação” do CRISPR que ele pretende utilizar no momento de realizar uma edição genética. A ferramenta então mostra quais são as chances de esse plano dar errado com base nos genes que o pesquisador pretende alterar.

publicidade

Para saber se um plano pode dar certo ou errado, o Elevation usa um banco de dados da própria Microsoft recheado com estudos sobre a ferramenta CRISPR e genética, além de bancos de dados publicamente acessíveis com outras centenas de milhares de estudos.

A plataforma da Microsoft também pode sugerir mudanças à programação criada pelo cientista ou apresentar outras estratégias já testadas e comprovadas por outros cientistas com o mesmo objetivo em mente. Além disso, o Elevation é totalmente gratuito e pode ser acessado aqui.

publicidade

A Microsoft já havia criado uma ferramenta de apoio a pesquisadores usando o CRISPR. Chamada Azimuth, a plataforma prevê quais efeitos planejados uma determinada programação do CRISPR pode trazer. Essa ferramenta agora funciona juntamente com o Elevation.