Uma brecha encontrada no Android pode revelar a atividade de navegação no Chrome mesmo quando o navegador é usado no modo anônimo.

Em um post no Reddit, um usuário explica como recuperar partes do histórico de navegação anônima a partir do registro de notificações do Android. Sempre que o Chrome reproduz um vídeo, ele envia uma notificação de sistema com o nome do vídeo e controles básicos, como pausar, ou parar a reprodução.

A brecha está nessa notificação, como o usuário Mas_Zeta explicou. “Eu frequentemente uso o registro de notificações para vezes que descarto acidentalmente uma notificações. Se você reproduz vídeos no Chrome, uma notificação aparece com o nome do vídeo e os controles básicos. Isso não deveria ser um problema no modo normal, mas se você usa o modo anônimo então o título do vídeo é listado no registro e você provavelmente não quer que isso aconteça.”

Muitas vezes pessoas usam modo anônimo para esconder sites acessados que é melhor que outras pessoas não fiquem sabendo – como sites pornográficos, por exemplo. A brecha permite que alguém com acesso ao registro de notificações saiba quais vídeos a pessoa acessou mesmo no modo em que isso deveria ser escondido.

publicidade

Não está claro se a brecha é causada por um bug, ou se foi um deslize do Google ao desenvolver o recurso. De qualquer forma, a não ser que você tenha certeza de que ninguém vai ter acesso ao seu smartphone, é melhor tomar cuidado com o que vê anonimamente no Chrome – ou use outro navegador.