Um novo link divulgado em redes sociais causa problemas para os usuários do iOS ou macOS. Batizado de “chaiOS”, o endereço trava o aplicativo de mensagens nativo da Apple para iPhone, iPad e computadores Mac. A ação explora um potencial bug nos sistemas dos aparelhos, que já foi usado outras vezes para causar transtornos nos donos dos dispositivos.

Relatado pelo usuário do Twitter Abraham Masri, o link causaria problemas no aplicativo Mensagens como congelamentos, reinício da interface do sistema, problemas de bateria, entre outros. A falha afetaria tanto as últimas versões estáveis do iOS e macOS como também algumas edições betas, voltadas para testes.

De acordo com análises publicadas pelo 9to5Mac, o ChaiOS poderia afetar o dispositivo do usuário de formas diferentes. Em alguns casos, o link causaria o travamento do iMessage no celular do destinatário e também no do remetente, sendo necessário apagar a conversa para trocar mais mensagens. Além disso, também foram identificadas demoras excessivas no app de SMS e tempo de carregamento fora do comum no Safari do macOS.

Ainda não se sabe a origem para o novo bug descoberto no iPhone e Macbooks, mas é provável que a causa seja a mesma de casos similares descobertos no passado. A Apple, inclusive, não costuma correr com as correções deste tipo de erro, já que esses não têm grande potencial ofensivo e normalmente causam apenas um incômodo breve.