O iMessage sempre foi um dos grandes diferenciais dos aparelhos da Apple, mas um desenvolvedor conseguiu trazer o serviço aos celulares Android. Batizado de WeMessage, o aplicativo gratuito permite enviar e receber mensagens na rede para iOS. No entanto, para usar a ferramenta, é necessário ter um computador com Mac OS.

Ao contrário de outros apps falsos e até perigosos que prometiam acesso ao iMessage no Android, o WeMessage não explora nenhuma falha no serviço da Apple. A solução encontrada foi transformar os computadores da marca, que também tem acesso à plataforma de chat, em servidores para receber e distribuir as mensagens enviadas a partir do celular. Ou seja, o telefone apenas espelha o bate papo que é feito a partir do Macbook.

publicidade

Apesar da engenhosidade da solução, o WeMessage tem acesso às principais tarefas do iMessage. O aplicativo pode trocar mensagens em conversas individuais, chats em grupos, trocar arquivos, criar efeitos especiais e até mesmo enviar confirmação de leitura. Além disso, o programa afirma ser criptografado e manter todo o conteúdo protegido, conforme publicou o LifeHacker.

Confira a ferramenta em funcionamento:

Para que o iMessage funcione no Android, é necessário fazer algumas instalações que podem ser difíceis para o usuário comum. Em primeiro lugar, é necessário baixar e configurar o servidor do WeMessage no Mac OS, além de dar permissões especiais à ferramenta seguindo este passo a passo (em inglês). Por fim, é necessário fazer login com a sua conta do serviço de chat da Apple e, só então, baixar o aplicativo para o seu celular.

Por enquanto, o app de mensagens não é capaz de recuperar as conversas antigas do usuário. Ou seja, será possível visualizar apenas o que foi trocado a partir da instalação do programa no celular Android.

Ainda não se sabe como a Apple reagirá ao WeMessage, mas é provável que a companhia não fique muito feliz com a iniciativa. De qualquer forma, o usuário deve ser muito cauteloso antes de dar sua senha a serviços de terceiros.