O Google pode adicionar novas funcionalidades à Assistente em breve. Análises da versão 7.20 do app de buscas do Android revelaram que a assistente pessoal deve ganhar comandos de voz diferentes dos padrões “OK Google” e “Hey Google”. Além disso, é possível que a inteligência artificial passe a responder perguntas em mais de um idioma, função que foi removida desde a substituição do Now a um toque.

De acordo com as informações publicadas pelo 9to5Google, o gigante de buscas deve permitir que o usuário chame a assistente sem usar as mãos com expressões personalizadas. Nos códigos do aplicativo, é possível ver que a Assistente deixa uma lacuna que será preenchida por uma palavra ou frase. No entanto, quem preferir deve poder usar os comandos atuais: “OK Google” e “Hey Google” (este último apenas em inglês).

publicidade

Já a segunda grande novidade encontrada no APK foi a possibilidade de usar uma segunda língua ara conversar com a Assistente. Isso tende a ser muito útil para quem faz suas pesquisas majoritariamente em Português, por exemplo, mas precisa ou gosta de elaborar algumas questões em inglês. Atualmente, a inteligência artificial traduz a frase dita em outro idioma ou faz pesquisas na Internet.

A nova versão do aplicativo do Google trouxe ainda algumas pequenas mudanças, como a inclusão de um player nativo para a reprodução e download de podcasts. Além disso, é possível que o programa ganhe suporte a rastreio de encomendas, execução de múltiplos comandos, além de mudanças na configuração e menus do app.

publicidade

Até o momento, essas novidades estão apenas escondidas no código do aplicativo de pesquisa do Google. Ou seja, ainda não é possível usá-las e nem há uma previsão oficial para isso. Por fim, é possível que boa parte dessas novas funcionalidades sejam incialmente limitadas aos Estados Unidos, podendo demorar a chegar no Brasil.