A inteligência artificial deixou de ser algo de filme de ficção científica e está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Não na forma como é mostrada nas telonas, claro, mas de um jeito funcional que pode melhorar coisas simples, como as nossas fotos. Com a tecnologia, é possível retocar imagens, encontrar o melhor clique e até mesmo organizar e reconhecer objetos ou pessoas.

Veja abaixo 5 aplicativos de fotos que usam inteligência artificial:

Prisma 
Disponível para Android e iOS
O aplicativo já é conhecido dos usuários e fez muito sucesso há um ano, pois ele usa inteligência artificial para aplicar filtros às fotos e transformá-las em obras de arte. O app tem três camadas de modificação para ajustar a imagem de acordo com o filtro escolhido.

Reprodução

publicidade

FaceApp
Disponível para Android e iOS
A plataforma também fez sucesso recentemente, pois é capaz de transformar a imagem do usuário. A pessoa tira uma foto e o aplicativo consegue adicionar um sorriso, fazer com que pareça mais velho ou mais novo e até mudar o gênero da pessoa.

Reprodução

Microsoft Pix
Disponível para iOS
O aplicativo da Microsoft usa a IA para ajustar automaticamente as configurações da câmera de acordo com o ambiente, iluminação, velocidade, entre outros fatores. Além disso, ele tira várias fotos ao mesmo tempo e seleciona as melhores imagens.

Reprodução

Teleport
Disponível para Android e iOS
Neste aplicativo, a inteligência artificial é usada para mudar a cor do cabelo, tom de pele ou alterar o fundo da imagem sem precisar selecionar a área que será modificada.

Reprodução

Google Fotos
Disponível para Android e iOS
Apesar de o Google Fotos contar com função de edição de imagem, a inteligência artificial é usada para organizar os álbuns de fotos. O aplicativo é capaz de reconhecer o rosto de uma mesma pessoa nas imagens e agrupar todas as fotos em um único lugar. O usuário ainda pode fazer buscas como “praia”, “gato” ou “camiseta verde” que o aplicativo seleciona as imagens que possuem esses objetos, animais ou ambientes. 

Reprodução