O YouTube anunciou hoje mais uma mudança em sua plataforma com o objetivo de trazer mais transparência a ela. De acordo com o site, vídeos de veículos de notícias que forem total ou parcialmente financiados por um governo passarão a exibir um aviso que esclarece que o veículo recebe financiamento estatal.

Esse aviso ficará abaixo do vídeo, mas acima do título dele, de maneira a ser facilmente visível. Ele avisará que o canal que subiu o vídeo é parcial ou totalmente financiado pelo governo, e incluirá um link para a página da Wikipedia referente àquele veículo de notícias. A ideia, segundo o YouTube, é que os usuários possam “entender melhor as fontes de notícias que eles optam por ver”. A imagem abaixo mostra como os vídeos vão ficar:

Reprodução

Por enquanto, segundo a plataforma de vídeos, esse recurso só estará disponível para visitantes do site que chegarem a partir dos Estados Unidos. A própria empresa admite que “não espera que [esse recurso] funcione perfeitamente” desde o início. Por isso, ela ressalta que os usuários e criadores poderão usar o formulário “enviar feedback” para reportar quando um vídeo for indevidamente marcado.

publicidade

Medidas de segurança

Segundo o 9to5Google, essas medidas são parte de um esforço do YouTube para reagir às denúncias e reclamações segundo as quais agentes políticos de outros países podem usar a plataforma para manipular a opinião pública. Um caso recente citado pelo site é o do canal russo de notícias RT, financiado pelo governo russo, que teria manipulado os expectadores estadunidenses durante as eleições de 2016.

Não é a primeira vez que a plataforma de vídeos do Google faz uma mudança para resolver problemas desse tipo. Em 2017, ela acrescentou um carrossel de “Notícias mais importantes” em sua página inicial, e uma seção de “principais notícias” em seus resultados de busca. Essas mudanças tinham o objetivo de ressaltar notícias de fontes confiáveis e, com isso, combater o problema da disseminação de notícias falsas.